Para prestar um serviço de saúde eficiente à população, é preciso gerenciar as informações dos pacientes de forma organizada. Por isso, o Ministério da Saúde criou a Estratégia de Informatização da Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS).

A ideia é usar a tecnologia para facilitar o trabalho das equipes. Desse modo, você sabe o que é o e-SUS e como ele funciona? Quer saber como testá-lo na Prefeitura ou Secretaria de Saúde? Continue a leitura.

Certamente, se deseja prestar um serviço de saúde eficiente ao cidadão é preciso administrar as informações dos pacientes de forma organizada. Visando isso, o Ministério da Saúde criou a Estratégia de Informatização da Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS).

Em resumo, anteriormente o e-SUS APS era denominado e-SUS AB (atenção básica). O propósito dele é usar a tecnologia para facilitar o trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o atendimento à população. 

Dessa forma, através da utilização do e-SUS é possível diminuir retrabalhos, evitar a necessidade de utilizar mais de um sistema de dados e possibilita maior integração das informações.

Portanto, os profissionais de saúde podem focar totalmente no atendimento ao paciente e aumentar sua produtividade. Quer saber melhor o que é e-SUS e como ele funciona? Continue a leitura!

Consultoria e-SUS

O que é e-SUS e como ele funciona?

e-SUS APS é uma soma de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Primária através da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram desenvolvidas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que se fizer necessário.

Nessa estratégia, os dois principais componentes são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é de âmbito nacional, e o e-SUS APS, que é utilizado nas UBSs. Dessa maneira, ambos tornam possível manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, que são identificados pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS). Nesses sistemas estão inclusos:

  • Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): é utilizado para agendar consultas e registrar as demais informações sobre o atendimento do paciente na UBS;
  • Coleta de Dados Simplificada (CDS): por meio dela é possível realizar o cadastro individual e domiciliar, como também criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades desenvolvidas em grupos;
  • Atenção Domiciliar (AD): refere-se a um aplicativo para dispositivos móveis.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *